Comunicação Interna

A sociedade mudou, as pessoas e as relações de emprego também. Por que, então, continuar fazendo comunicação como antes? É preciso pensar em uma comunicação interna que considere o novo perfil dos empregados, o cenário das organizações com times cada vez mais enxutos e as constantes transformações da sociedade.

START:
2 de julho de 2016
DURATION:
8 horas
ID:
08h às 17h
CREDIT:
R$ 350,00

INSTRUCTORS:

Bruno Carramenha
Consultor de comunicação e professor

Address

Belo Horizonte   View map

Apresentação

A sociedade mudou, as pessoas e as relações de emprego também. Por que, então, continuar fazendo comunicação como antes? É preciso pensar em uma comunicação interna que considere o novo perfil dos empregados, o cenário das organizações com times cada vez mais enxutos e as constantes transformações da sociedade.

Assim, a partir de uma visão ampla e contemporânea da comunicação, que passa por reconhecer a cultura organizacional e o papel da liderança, o Curso Comunicação Interna apresenta ferramentas e técnicas que auxiliam profissionais de Comunicação e Recursos Humanos a desenvolver planos de comunicação interna que se alinhem aos objetivos de negócios e demonstrem valor estratégico.

O curso é ministrado pelo professor Bruno Carramenha, co-autor dos livros “Comunicação com empregados: a Comunicação Interna sem fronteira” e “Ensaios sobre comunicação com empregados: múltiplas abordagens para desafios complexos”.

O participante após o término do curso estará apto a: desenvolver um plano de comunicação interna, alinhado aos objetivos de negócios, utilizando modelos, ferramentas e veículos ​adequados à cultura da sua organização.


Objetivo(s)

Capacitar para:

  • Ter uma visão ampla e contemporânea da comunicação com empregados a partir de abordagens teóricas e práticas de temas como cultura organizacional, comunicação de liderança e engajamento;
  • Conhecer as ferramentas e técnicas disponíveis para o desenvolvimento da comunicação com empregados;
  • Desenvolver planos de comunicação interna que se alinhem aos objetivos de negócios e demonstrem valor estratégico da área.


Bruno Carramenha

Foi executivo de comunicação de grandes empresas, tendo sido seu último cargo o de gerente de comunicação da Unilever. É co-autor do livro “Comunicação com empregados: a comunicação interna sem fronteira”, de 2013, e organizador do livro “Ensaios sobre comunicação com empregados: múltiplas abordagens para desafios complexos”, lançado em 2015. Formado pela Faculdade Cásper Líbero, onde atualmente desenvolve seu projeto de mestrado, tem especialização em Gestão de Negócios e Marketing pela ESPM e em Design pela Escola Panamericana de Artes. Há doze anos vem desenvolvendo sua carreira em comunicação corporativa, com atuação nas agências Magellan-PR, em Londres, e LVBA Comunicação, em São Paulo, e em grandes empresas, como Unilever, Merck, Basf, Vivo.


Programa de Educação Executiva – ECN

Coordenação e Curadoria

Heloísa Lucas & Josiley Tomás


Metodologia

  • Exposição teórica, apresentação de cases, exercícios em grupo e debates abertos.

Público alvo

Profissionais que atuam ou que desejam atuar nas áreas de Comunicação e Recursos Humanos de empresas ou agências e que tenham interesse em desenvolver habilidades de gestão da comunicação com empregados.


Programa

  • MÓDULO 1 – A comunicação interna contemporânea e engajamento
    • Visão geral e principais elementos da Comunicação Interna
    • O empregado hoje
    • Os três grandes conceitos da Comunicação Interna
    • Objetivos da Comunicação Interna atual
    • Principais atores, seus papéis e influência sobre o tema
    • Definições de Engajamento
    • Modelo de engajamento
    • Comunicação para engajamento

  • MÓDULO 2 – Cultura organizacional
    • Noções do conceito de Cultura
    • Cultura Organizacional: Frentes de estudos
    • Cultura Organizacional, linguagem e Comunicação Interna
    • Indutores da Cultura Organizacional
    • O papel da visão, da missão e dos valores
    • A relação entre a Comunicação com Empregados e a Cultura Organizacional

  • MÓDULO 3 – Comunicação de liderança
    • Tipos de liderança
    • Aspecto chave na qualidade da comunicação
    • Como envolver os gestores na comunicação
    • A influência do líder na comunicação
    • A comunicação para o líder e a comunicação do líder
    • Comunicação informal
    • Conselhos de comunicação

  • MÓDULO 4 – Gestão de canais e conteúdo
    • Desafio na gestão de canais
    • Tipos de canais
    • Principais canais e seus usos
    • Arquitetura de informação
    • Fatores críticos de sucesso na gestão de canais
    • Gestão de conteúdo

  • MÓDULO 5 – Planejamento
    • Graus de maturidade da comunicação interna
    • Premissas para desenvolver um planejamento
    • Aspectos relevantes para o desenvolvimento de um planejamento
    • Estrutura modelo básica
    • Alinhamento com planejamento de negócios

  • MÓDULO 6 – Mensuração de resultados
    • Importância da Medição
    • O que medir
    • Modelos de medição de resultado
    • Régua de efetividade
    • Pesquisas, amostras e questionário
    • Acompanhamento e controle

R$ 350,00

Lote Promocional de lançamento.

Boleto, Débito e Cartão de Crédito.

Consulte condições de parcelamento com acréscimos no cartão de crédito.

Desconto especiais para grupos.

Consulte desconto para membros do ECN Business Club

Contate-nos por telefone:
(55 31) 3568-0985 | 3567-6210
Ou pelo e-mail: [email protected]


O que está incluso no programa?

  • Participação no Curso
  • Coffee Breaks
  • Certificação

 


Detalhes em breve


Pré-requisitos

  • Idade Mínima 18 anos
  • Recomendável pelo menos graduação em curso
  • Fique a vontade para levar seu notebook ou tablet

Certificação

A ECN CRIATIVA e seus parceiros conferem certificados de conclusão aos alunos com participação mínima em 75% da carga horária prevista do programa.


Local

BELO HORIZONTE

Detalhes em breve


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  • COURSE FEATURES
Idade Mínima - 18 anos
Escolaridade Mínima - Cursando ensino superior
Experiência Exigida - Nenhuma
Nível de Conteúdo Transmitido - Intermediário

  • OUTRAS INFORMAÇÕES
    Caso houver cancelamento do curso, será devolvido ao aluno 100% do valor pago. O aluno será avisado sobre o cancelamento com no mínimo 24 horas de antecedência à data prevista para o início do curso através do e-mail cadastrado no ato da matrícula.
    O aluno poderá solicitar o cancelamento da inscrição com 4 dias úteis de antecedência ao início do curso, sendo reembolsados 70% do valor pago. Esta solicitação somente terá validade quando realizada através do e-mail: [email protected]
    Após este prazo (4 dias úteis) não haverá devolução do valor pago.

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