Escolhendo Soluções Educacionais Corporativas

Escolhendo Soluções Educacionais Corporativas


Escolher um elemento de ordem instrucional, a fim de implementar um sistema de aprendizagem na empresa é uma tarefa que exige uma análise mais profunda do que, simplesmente, escolher entre um software mais barato e outro mais caro ou entre um design de e-learning com mais ou menos efeitos especiais.

De que adianta ter um disponibilizador e gerenciador de cursos online (LMS), por exemplo, baratinho, mas que não esteja afinado com as intenções metodológicas da organização ou que em sua construção e estrutura de funcionamento não considere princípios andragógicos?

Um curso pode ter mil efeitos especiais, mas que não estejam condizentes com as teorias sobre formas de aprendizagem de adultos. Se assim for não serve, porque os resultados serão insatisfatórios.

Como, então, proceder na escolha de soluções educacionais para nossa empresa, objetivando atingir o máximo de eficiência e eficácia no processo?

Bem, antes de mais nada é preciso avaliar o que pretendemos. Quais são nossas intenções, quando dizemos que vamos levar conhecimento aos nossos colaboradores, a fim de prepara-los melhor para o desenvolvimento de suas atividades? Podemos pretender desde apenas treiná-los operacionalmente para que melhorem suas habilidades de rotina, até intencionar prepará-los, para que trilhem uma carreira dentro da empresa, que pode envolver crescimento técnico ou gerencial avançados.

Enfim, antes de qualquer outra coisa, necessitamos saber o que pretendemos. A partir daí poderemos avaliar nossos recursos financeiros (budget), humanos e materiais, para que possamos planejar um caminho a seguir.

 

É fundamental termos em mente, que quando falamos de soluções educacionais, referimo-nos a elementos teóricos de aprendizagem, materiais de apoio, sistemas de disponibilização e gestão de cursos e treinamentos (softwares) entre outros.

 

Todos os elementos que compõem a solução desejada devem estar alinhados entre si e com teorias de aprendizagem consagradas. Além, é claro, da adequação ao budget.

Quando voltarmos nossos olhares, mais especificamente, às soluções tecnológicas digitais (LMS, Rede Social de Aprendizagem Colaborativa, learning games, etc.), precisamos tomar especial cuidado, para não cair nas armadilhas do “preço baratinho” ou do “super” que não atende a nossa necessidade. Alguns fornecedores dessas soluções, buscando fechar rapidamente o software ou o curso que está oferecendo, poderá tentar convencer que está oferecendo o melhor do mundo, pelo melhor valor. Mas acredite, se a solução não se adequar às suas necessidades e realidade, o arrependimento e o prejuízo virão com certeza.

Então, antes de sair buscando uma produtora de cursos e-learning ou um fornecedor de LMS, avalie sua realidade e planeje. Vale, até, ouvir um consultor especializado em soluções educacionais corporativas.

Siga esses passos e acompanhe sempre o andamento e a evolução de projeto. Ele certamente será um sucesso.

Por Glauco A. Barlebem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *