Diagnóstico de comunicação: quando, porque e com quem

Diagnóstico de comunicação: quando, porque e com quem


Não importa a teoria. Planejamento, pra ser efetivo, precisa ser precedido por um bom diagnóstico.

Conhecer em profundidade o ambiente empresarial e as demandas dos stakeholders é fundamental para que se estabeleçam objetivos e estratégias aderentes e coerentes com o plano de negócios, de forma a direcionar ações de comunicação que se demonstrem eficazes e eficientes.

Este processo começa com um levantamento de informações detalhado de forma a garantir aos profissionais de comunicação envolvidos um entendimento aprofundado da organização – além da declaração de missão e visão e do planejamento empresarial, é preciso conhecer e avaliar o histórico recente de ações de comunicação, entender as demandas da diretoria e presidência da empresa para o trabalho de comunicação e, principalmente, coletar e avaliar a percepção que os públicos têm da organização e do trabalho de comunicação realizado.

Na gestão da comunicação com empregados, o diagnóstico de comunicação, quando bem feito, se torna um documento de identificação da cultura organizacional. Um verdadeiro aliado do departamento de comunicação para assegurar repertório adequado para a estruturação de um plano, coerência nas ações e argumentos consistentes para a relação com as demais áreas da organização.

 

Um mix de técnicas de pesquisa e escuta corporativa precisa ser colocado em prática e conduzido por profissionais capacitados para tal. Por meio de uma avaliação inicial, é possível detectar quais técnicas são mais adequadas ao ambiente – entrevistas em profundidade, focus groups, etnográfico, questionário quanti…

 

Os resultados podem ser poderosos no sentido de ajudar a organização a entender seu ambiente e a percepção que os empregados têm deste contexto. Ao identificar as dissonâncias entre as práticas da organização, seu discurso e as percepções que os empregados têm de tudo isso podemos desenvolver um plano adequado.

Por Bruno Carramenha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *